4 de fev de 2008

Brasil possui mansão cinematográfica na Holanda


Fui recebido pelo embaixador brasileiro na Holanda, Gilberto Vegni de Sabóia, para um jantar na residência oficial do Brasil. A propriedade está localizada na cidade de Wassenaar, onde vive a maior parte dos diplomatas.


O cenário é hollywoodiano. A casa, de três pisos, foi construída no início do século XX por uma família de prósperos comerciantes, que a usava no período de veraneio. Fica no centro de uma área de dez mil metros quadrados, que inclui um parque florestal próprio.


Além da casa principal, onde moram apenas o embaixador e a esposa, mais cinco funcionários (cozinheiro, copeiro, faxineiro, jardineiro e motorista - dois destes, brasileiros), há outras duas residências, menores, para hóspedes. Os filhos do casal vivem em países diversos.


A mansão foi adquirida pelo governo brasileiro há 12 anos. Já foi reformada várias vezes e durante minha passagem por lá, estava sofrendo nova reforma. É uma das maiores propriedades privadas de um país em que as casas não têm garagem, por questão de espaço. Os carros ficam na rua.


Com tanta ostentação, só podia ser brasileira!